Como gerar uma cobrança
Descubra como gerar uma cobrança avulsa de forma simples e eficiente, sem a necessidade de entrar no ERP.
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Tempo estimado de leitura: 5 minutos
Caso você precise gerar, de forma manual, uma cobrança para a parcela do mês, uma parcela atrasada ou uma antecipação de parcela, você pode gerar a cobrança de forma avulsa.
Há duas maneiras de gerar uma cobrança avulsa: pelo ADMIN ou pela ÁREA DO CLIENTE
👀 Lembre-se que para a maioria dos casos, o cliente também consegue gerar um boleto/cobrança manualmente através do autosserviço na ÁREA DO CLIENTE
Gerando uma cobrança através do Admin
Ao acessar o admin e informar o CPF/CNPJ do cliente, é preciso identificar qual contrato a cobrança que precisa gerada se refere e clicar na seta que fica no canto direito do detalhe dos contratos.
🔒 Apenas parcelas atreladas a contratos que tenham a tag podem ter geração de cobrança

Ao clicar na seta, o ADMIN mostrará todas as parcelas daquele contrato que correspondem aos filtros indicados na tela. As parcelas que estão aptas a terem uma cobrança avulsa emitida terão o status de PENDENTE
ou de VENCIDA

Para gerar a cobrança de uma parcela, basta clicar no botão OPÇÕES no canto direito da parcela e em seguida clicar em Gerar cobrança
🎓 Também é possível gerar uma única cobrança que esteja relacionadas a mais de uma parcela. É o que chamamos de cobranças Agrupadas. Para saber mais, acesse nossa página: Como gerar cobranças Agrupadas
Uma nova tela será aberta, onde é possível selecionar o método de pagamento, que virá pré-preenchido com Boleto. Caso o seu empreendimento não permita cobranças com Cartão de Crédito, essa opção não estará disponível.

Para gerar cobrança com pagamento via cartão de crédito, basta selecionar a opção e informar o tamanho do parcelamento (que está de acordo com as configurações realizadas para o seu empreendimento no início da operação).

Parcelas com status PENDENTE
De maneira geral, parcelas com este status são geradas automaticamente com alguns dias de antecedência de sua data de vencimento e já encaminhadas para o cliente. A parcela neste status indica que ela está ainda no "futuro" e, portanto, podemos escolher antecipar a parcela e seu valor para a data atual.
Nesse cenário, se o empreendimento em questão permitir a antecipação de parcelas - trazendo o valor da parcela para o valor presente (amortização) - será possível marcar o campo Antecipação de parcela e a cobrança será gerada com o valor presente. Importante lembrar que o vencimento dessa parcela será em dois dias após a data que o boleto foi gerado. Caso contrário, a cobrança será emitida com o valor regular (cobrança regular) e com a data de vencimento prevista anteriormente (caso análogo à geração de carnês)
Caso a política do empreendimento permita, você também poderá escolher a data de vencimento da cobrança alterando a data no campo Novo Vencimento.

Se desejar, é possível inserir mais desconto clicando em desconto de incentivo e inserindo o valor ou % de desconto desejado. Nesse momento também é possível decidir se há necessidade de envio de notificação no WhatsApp/e-mail do cliente com o link da cobrança, assim que ela for gerada.

Parcelas com status VENCIDA
Se a parcela está vencida, ao gerar a cobrança você terá a opção de dar desconto de juros/multa de acordo com o que foi configurado no início da operação. Também é possível dar desconto de incentivo, caso primeiro seja inserido 100% de desconto de multa/juros. Aqui também é possível escolher enviar notificação no WhatsApp/e-mail do cliente com o link da cobrança, assim que ela for gerada.

Provisionamento de juros
Caso a parcela esteja vencida, há incidência de juros todo dia e, por este motivo, há um provisionamento de juros embutido na cobrança em caso de alteração da data de vencimento da parcela.
Exemplo:
Caso o boleto abaixo seja gerado com o vencimento ‘padrão’, ou seja, o dia de vencimento que já aparece ao abrir a tela de geração de cobrança, temos o valor de R$34,74.
Porém, caso ocorra a escolha de um outro vencimento para este boleto que não seja o dia ‘padrão’ → há incidência de mais juros na cobrança, relativos aos dias a mais de atraso que este novo vencimento causará, resultando em R$ 38,02.
Feitas as configurações da cobrança avulsa de acordo com cada caso, você poderá:

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CANCELAR
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ao cancelar essa opção, a cobrança não é gerada e a parcela continua em aberto
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ao cancelar essa opção, a cobrança não é gerada e a parcela continua em aberto
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COPIAR RESUMO
- ao selecionar essa opção, um texto para dividir com o cliente é gerado e solicita a sua aprovação antes da cobrança ser efetivamente gerada (vide exemplo abaixo)
Novo pagamento de 1 parcela(s) no valor inicial de R$ 1,02, aplicado um desconto de R$ 0,02, resultando no valor a pagar de R$ 1,00, para a(s) unidade(s) XXXXXXX, no empreendimento XXXXX com vencimento em 18/02/2024 .
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GERAR COBRANÇA
- ao selecionar essa opção, a cobrança será gerada e será submetida às aprovações necessárias (por exemplo, BACEN para boletos) - o que pode levar alguns segundos.
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caso não tenha ativado a notificação do cliente e queira compartilhar o link da cobrança, você pode clicar em:
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COPIAR O LINK DE ACESSO
- ao selecionar essa opção, o link será automaticamente copiado para sua área de transferência. Basta então colar o link no navegador ou em uma mensagem com o cliente, por exemplo.
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para acessar a cobrança através do link, será solicitado os 4 primeiros dígitos do documento do titular
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ABRIR A COBRANÇA
- ao selecionar essa opção, uma nova aba será aberta no navegador e a cobrança será exibida sem a necessidade de informar os 4 primeiros dígitos do documento, pois a informação já vem preenchida
- é possível compartilhar esse link com o cliente copiando diretamente do navegador
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COPIAR O LINK DE ACESSO

Gerando uma cobrança através da Área do Cliente
🎓 saiba como acessar a área do cliente acessando a nossa página: Como acessar a ÁREA DO CLIENTE
O cliente também consegue gerar o seu próprio boleto de parcela Atrasada ou Pendente, contudo há algumas regras para que haja organização em seu contrato:
- É possível criar um boleto de antecipação de parcelas apenas se o contrato não tiver parcela atrasada ou do mês em aberto
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Se o cliente tiver mais de uma parcela atrasada, ele conseguirá criar o boleto da mais atrasada primeiro
- E a segunda mais atrasada só ficará disponível para ser gerada caso o cliente pague a mais antiga
Para gerar um boleto na ÁREA DO CLIENTE, é possível identificar uma parcela que pode ter cobrança gerada através do botão GERAR BOLETO

Uma vez gerado, o boleto também fica disponível na própria área do cliente, caso o cliente perca a notificação. É como se fosse uma 2ª via de boleto, sempre a disposição para ser acessado.