Como cancelar uma cobrança
Neste artigo, você aprenderá como identificar e cancelar uma cobrança ativa.
Conteúdo do artigo
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
Cancelar uma cobrança pode ser útil quando houver uma negociação com o cliente que envolva uma parcela com cobrança em aberto, quando por algum motivo ela tiver sido gerada com um valor errado, entre outros cenários.
Cancelando uma cobrança através do Admin
Ao acessar o admin e informar o CPF/CNPJ do cliente, é preciso identificar de qual contrato é a cobrança que precisa ser cancelada e clicar na seta que fica no canto direito do detalhe dos contratos:

Ao clicar na seta, o ADMIN mostra todas as parcelas do contrato que correspondem aos filtros indicados na tela. As parcelas que têm cobrança emitida terão o status de DISPONÍVEL PARA PAGAMENTO
e terão o símbolo - como a parcela sinalizada abaixo

Para realizar o cancelamento da cobrança, basta clicar no botão OPÇÕES no canto direito da parcela e em seguida clicar em Cancelar cobrança
Estão disponíveis duas opções:

-
CANCELAR
-
ao selecionar essa opção, a tela de confirmação será fechada e a cobrança continuará ativa.
-
ao selecionar essa opção, a tela de confirmação será fechada e a cobrança continuará ativa.
-
CONFIRMAR
- ao selecionar essa opção, a cobrança é cancelada e uma tela é aberta confirmando o cancelamento.
- a parcela fica com o status de
CANCELANDO COBRANÇA
até que seja feito o registro do cancelamento por parte do emissor do boleto -
assim que o cancelamento for registrado, a parcela fica com status de
PENDENTE
ouVENCIDA
de acordo com a data de vencimento da mesma
🎓 saiba como gerar uma nova cobrança na nossa página: Como gerar uma cobrança avulsa