Processo automático para gerar de boletos
Neste artigo, abordaremos como funciona a geração automática de boletos que ocorre mensalmente.
Conteúdo do artigo
Visão geral
Durante a integração de um novo empreendimento, um dos momentos importantes é a entrevista entre o Parceiro e o time de Sucesso do Parceiro. É neste momento que se define como vai funcionar a operação do empreendimento com a CUB.
Também é determinado o prazo de antecedência da data de vencimento das parcelas - prazo que o parceiro acredita ser ideal para que os boletos sejam gerados. Geralmente combinamos o prazo de 10 dias, antes do vencimento da parcela. Acreditamos que esse limite é bom o suficiente para o cliente se programar e não tão adiantado a ponto dele esquecer de pagar.
Baseado nessa configuração, todo dia o sistema da CUB verifica quais contratos estão no prazo para gerar um boleto.
Exemplo 1:
O combinado foi gerar com 10 dias de antecedência e em determinado contrato o vencimento das parcelas mensais ocorrem sempre no dia 25 do mês. Então, todo o dia 15 de cada mês, o sistema da CUB automaticamente gera o boleto referente à parcela do mês e envia diretamente para os contatos do cliente, que estão cadastrados no nosso sistema.
Exemplo 2:
O combinado foi gerar com 10 dias de antecedência e em determinado contrato o vencimento das parcelas mensais ocorrem sempre no dia 05 do mês. Então, aproximadamente, no dia 25, do mês anterior, o sistema da CUB automaticamente gera o boleto e envia para o cliente.
Exceção: Contrato com reajuste mensal
Se o contrato possuir reajuste mensal, ao invés de anual, para garantir que o boleto esteja sempre com o valor correto e corrigido, o nosso sistema restringe para que o boleto seja gerado sempre dentro do mês condizente à parcela.
Então, no Exemplo 2, ao invés do boleto ser gerado no dia 25 do mês anterior, ele será gerado no primeiro dia do mês da parcela.
Envio de notificação de cobrança (lembretes)
Com o objetivo de cobrar e relembrar o cliente de pagar, temos uma régua de notificação automática durante o ciclo de vida do boleto.
Ela se inicia geralmente 10 dias antes do vencimento da parcela com a geração do boleto e envio do mesmo via mensagem automática. Sendo D o dia de vencimento da parcela, temos a seguinte timeline:
- D-10 → envio da mensagem com o boleto que acabou de ser gerado
- D-3 → lembrete de pagamento do boleto antes do vencimento
- D+0 → lembrete de pagamento do boleto no dia do vencimento, última chance para pagar sem acréscimos
- D+2 → lembrete de pagamento do boleto já com acréscimos de multa e juros pelo atraso, reforço que o valor aumenta a cada dia
- D+6 → lembrete de pagamento do boleto atrasado com reforço do aumento do valor
- D+10 → lembrete de pagamento do boleto atrasado com reforço do aumento do valor e criticidade da situação
- D+14 → lembrete de último dia para pagar o boleto antes do seu cancelamento
- D+15 → aviso do cancelamento do boleto e impossibilidade de pagá-lo, informando que é necessário entrar em contato urgentemente para regularizar a situação e gerar um novo boleto