Contato para receber as cobranças
Entenda o que é o Contato de Cobranças e como cadastrar aluguém
Conteúdo do artigo
O que é um Contato de Cobrança?
O sistema da CUB tem o padrão de enviar as notificações com os Boletos para o contato principal do Titular do Contrato. Porém, há casos em que o cliente tem alguma outra pessoa responsável por realizar os pagamentos de seus boletos.
Exemplo 1: o titular do contrato tem contratado algum profissional, como um(a) secretário(a), responsável por fazer todos os pagamentos em nome do titular. Neste caso, o titular pode solicitar que as mensagens contendo os boletos que são enviados mensalmente tenham como destino o contato desse profissional ao invés do seu.
Exemplo 2: o titular de um contrato, além de fazer pagamento de seu próprio contrato, também é o responsável pelo pagamento de outras pessoas. Por exemplo, o titular do contrato também faz o pagamento do contrato que está em nome da esposa, neste caso é interessante que ele receba mensalmente ambos os boletos para ele realizar o pagamento.
Dessa forma, o Contato de Cobrança é uma pessoa cadastrada em nosso sistema para receber as comunicações dos boletos em nome do titular do contrato. Cada contrato pode ter apenas 1 Contato de Cobrança.
⚠️ Ao cadastrar um Contato de cobrança, o titular do contrato não receberá mais as comunicações com os boletos.
Gerenciando um Contato de Cobrança
Como cadastrar um contato de cobrança via Admin
1. Na página do titular do Admin, escolha qual contrato você quer cadastrar um Contato de Cobrança
2. Clique na Seta de Opções e clique em CONTATO DE COBRANÇA

3. Clique em CADASTRAR NOVO CONTATO

4. Informe o CPF ou CNPJ do Contato de Cobrança que você vai cadastrar e clique em CONSULTAR.

🎓 O sistema irá buscar se este CPF ou CNPJ já está cadastrado para outro contrato deste cliente para já trazer os dados preenchidos.
5. Após preencher o Nome completo e pelo menos um canal de comunicação, clique em CADASTRAR.

6. A partir de agora, as comunicações dos próximos boletos desse contrato serão enviadas para o contato que foi cadastrado.

Como editar ou excluir um contato de cobrança via Admin
1. Para editar um contato de cobrança que já foi cadastrado, selecione a Opção CONTATO DE COBRANÇA de um contato que já tem o cadastro realizado

2. Clique em EDITAR para abrir a mesma tela de preenchimento de Canais de comunicação que há quando cria-se um contato

3. Há a Opção de SALVAR as alterações ou DESCADASTRAR (excluir) o contato

Visualização do Contato de Cobrança
Identificando que o contrato tem um contato de cobrança
É possível saber que um contrato tem um contato de cobrança cadastrado através de algumas informações do Admin:
- Tag que também funciona como um hiperlink para a página do Contato de Cobrança

-
Aba Clientes nos detalhes do contrato (clicando em VER DETALHES)

Buscar um contato de cobrança
Os contatos de cobrança, uma vez cadastrados, tem uma “página de cliente” simplificada, que você consegue acessar pela Tag vindo do contrato titular ou pela busca no topo do Admin.
Elementos na página do contato de cobrança que explicam um pouco a relação dele com os clientes:

O contato de cobrança é único para cada cliente, por isso, é possível encontrar diversas páginas de contato de cobrança do mesmo CPF/CNPJ. Veja que cada página faz referência a um cliente diferente. Ou seja, uma pessoa pode ser o contato de cobrança de várias outras diferentes.
No exemplo abaixo, ao fazermos uma busca de um CPF, vemos que há o retorno de 5 páginas de cliente. Neste caso, é uma pessoa que é titular de um contrato e também é contato de cobrança de outros 4 contratos, por isso aparecem 5 opções de página para o mesmo documento:

🎓 Este modelo foi criado para ser possível uma pessoa ser contato de cobrança de várias pessoas e ainda receber em números de WhatsApp/e-mail diferentes, dando mais flexibilidade para os clientes.