Como prorrogar a data de um boleto
Neste artigo, você aprenderá como estender o prazo de pagamento de um boleto de forma prática e eficiente.
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Prorrogar a data de vencimento do boleto pode ser útil quando o cliente precisa de um prazo maior para realizar o pagamento e ficou acordado de que ele não será onerado por isso, por exemplo.
A prorrogação pode ser feita depois que uma cobrança é gerada e antes dela ser cancelada.
Prorrogando a data de vencimento de um boleto
Ao acessar o Admin e informar o CPF/CNPJ do cliente, é preciso identificar qual contrato a cobrança pertence e clicar na seta que fica no canto direito do detalhe dos contratos

Ao clicar na seta, o Admin mostra todas as parcelas daquele contrato que estão dentro dos filtros indicados na tela. Assim, para prorrogar a data de vencimento de um boleto, basta clicar no botão OPÇÕES, no canto direito da parcela, e em seguida clicar em Prorrogar data da cobrança.

As parcelas que podem ter uma cobrança prorrogada são as que estão com o status DISPONÍVEL PARA PAGAMENTO
, ou seja, que já foram geradas, e que tenham sido geradas com BOLETO. Caso contrário, uma mensagem explica o porquê de não ser possível prorrogar.

Na tela Prorrogar data da cobrança, basta informar/selecionar a nova data de cobrança desejada.
Limite de data
Não há limite para a nova data de vencimento, então tome cuidado para não editar para uma data de vencimento muito a frente.

Estão disponíveis duas opções:
-
Cancelar
- a tela fecha e a data de vencimento se mantém a mesma
-
Confirmar
- uma nova tela aparecerá, confirmando que a alteração de data de vencimento foi feita.
- ao acessar a cobrança através do billingviewer, a data de vencimento exibida será a nova data informada, no entanto, no PDF do boleto a data de vencimento exibida é a antiga, uma vez que o PDF foi gerado antes da alteração (não é possível editar o PDF). Mas não se preocupe, nesse momento o emissor do boleto já está avisado da alteração e nenhum juros/multa será aplicado até que chegue a nova data de vencimento.

