Como silenciar uma parcela
Aprenda o que significa e como silenciar uma parcela para o cliente não ser cobrado por ela
Conteúdo do artigo
O que é silenciamento de parcela?
É uma ação possível de se fazer via Admin para deixar de cobrar o cliente por determinada parcela, por um certo período de tempo.
O que acontece com uma parcela silenciada?
Quando uma parcela é silenciada:
- Ela não é considerada como parcela inadimplente caso passe seu vencimento
- Ela não terá cobranças automáticas quando chegar próximo da sua data de vencimento
- Caso haja uma cobrança ativa, as comunicações de lembretes dessa cobrança não serão enviados
🎓 O silenciamento da parcela sempre deve ter um prazo para terminar, sendo que, após este tempo, é necessário avaliar caso a caso se deve ser silenciado novamente ou não.
Casos em que é comum utilizarmos esta ação:
- Quando o cliente já avisou que vai conseguir pagar apenas em determinado dia e não quer ficar recebendo mensagens de inadimplência ou lembretes até a data informada
- Quando o cliente pagou a parcela mas, por não ter sido feito a baixa, a parcela consta como vencida no ERP e, consequentemente, para o sistema da CUB
- Quando não queremos que uma parcela pendente tenha seu boleto gerado automaticamente quando chegar próximo do vencimento da parcela
Como silenciar uma parcela?
Ao escolher a parcela que deseja silenciar, clique nas Opções e em Gerenciar silenciamento da parcela.
🎓 É possível silenciar apenas parcelas não pagas.

Escolha na opção de calendário até quando deseja silenciar a parcela, atentando ao período máximo disponível, e clique em CONFIRMAR.

É possível ver quais parcelas estão silenciadas e até quando através do ícone

Como cancelar o silenciamento de uma parcela
Caso deseja reverter o cancelamento, é possível removê-lo entrando novamente na opção Gerenciar silenciamento de parcela, selecionando o box Remover silenciamento e CONFIRMAR
