Como silenciar uma parcela

Aprenda o que significa e como silenciar uma parcela para o cliente não ser cobrado por ela.

O que é silenciamento de parcela?

É uma ação possível de se fazer via Admin para deixar de cobrar o cliente por determinada parcela, por um certo período de tempo.

 

O que acontece com uma parcela silenciada?

Quando uma parcela é silenciada:

  • Ela não é considerada como parcela inadimplente caso passe seu vencimento
  • Ela não terá cobranças automáticas quando chegar próximo da sua data de vencimento
  • Caso haja uma cobrança ativa, as comunicações de lembretes dessa cobrança não serão enviados

🎓 O silenciamento da parcela sempre deve ter um prazo para terminar, sendo que, após este tempo, é necessário avaliar caso a caso se deve ser silenciado novamente ou não.

 

Casos em que é comum utilizarmos esta ação:

  • Quando o cliente já avisou que vai conseguir pagar apenas em determinado dia e não quer ficar recebendo mensagens de inadimplência ou lembretes até a data informada
  • Quando o cliente pagou a parcela mas, por não ter sido feito a baixa, a parcela consta como vencida no ERP e, consequentemente, para o sistema da CUB
  • Quando não queremos que uma parcela pendente tenha seu boleto gerado automaticamente quando chegar próximo do vencimento da parcela

 

Como silenciar uma parcela?

Ao escolher a parcela que deseja silenciar, clique nas Opções e em Gerenciar silenciamento da parcela.

🎓 É possível silenciar apenas parcelas não pagas.

 

Escolha na opção de calendário até quando deseja silenciar a parcela, atentando ao período máximo disponível, e clique em CONFIRMAR.

É possível ver quais parcelas estão silenciadas e até quando através do ícone

 

Como cancelar o silenciamento de uma parcela

Caso deseja reverter o cancelamento, é possível removê-lo entrando novamente na opção Gerenciar silenciamento de parcela, selecionando o box Remover silenciamento e CONFIRMAR

Este artigo foi útil?